Pesquisadores PPGAS-USP

Foto por Francesco Ungaro em Pexels.com
Camila Galan de Paula
Currículo Lattes

Professora Assistente no Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato-PI. Atualmente é estudante de Doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Possui título de Mestra em Antropologia Social (2015), de Bacharel (2012) e de Licenciada (2015) em Ciências Sociais, todos pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de campo junto aos Wajãpi, povo falante de uma língua Tupi-Guarani no Amapá (no mestrado). Resultaram dessa pesquisa uma dissertação de mestrado, artigos e comunicações dedicados à questão da circulação de mercadorias entre povos indígenas e à temática das vestimentas entre povos ameríndios. Atualmente realiza pesquisa de campo no sudeste do Piauí com a temática da presença indígena no estado. É pesquisadora no LaMPDa – Laboratório de metodologia, pesquisa e documentação em Antropologia (UNIVASF) e no Hybris – Grupo de estudo e pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades (USP-UFSCar), ambos cadastrados no CNPq. Áreas de interesse: etnologia indígena, história indígena, parentesco, antropologia rural, presença indígena no Piauí, antropologia do sangue.

Karina Coelho
Currículo Lattes

Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS USP). Mestra em Antropologia (2014) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre relações de Poder, Conflitos, Socialidade), ligado à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desenvolve pesquisa sobre territórios e territorialidades, família, movimento, conflitos socioambientais e unidades de Conservação, com caiçaras e pescadores artesanais do litoral norte do Paraná e do litoral sul de São Paulo.

Natalia Ribas Guerrero
Currículo Lattes

Doutoranda em Antropologia Social junto à Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Geografia Humana pela mesma instituição, financiado pela Fapesp. Tem experiência de pesquisa em conflitos envolvendo comunidades tradicionais e unidades de conservação ambiental, com especial atenção a questões de territorialidade e mobilidade. Hoje, trabalha destacadamente junto a famílias beiradeiras da região dos rios Xingu e Iriri, no Pará.

Lúcia Mendes Miguez
Currículo Lattes

Mestranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (PPGAS-FFLCH/USP). Bacharela (2021) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica (2019-2020) com bolsa CNPq (processo n° 118213/2019-9), sob a orientação da Professora Doutora Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer na FFLCH/USP. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao crime em São Paulo, moralidades, prisão, a partir do projeto de mestrado “Contra-moral do crime” (2022-).

Florbela Ribeiro
Currículo Lattes

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais (2006) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (2010) pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Antropologia da Política, com ênfase em participação indígena nas eleições, e Antropologia Rural, relacionada à participação em projeto sobre fundação de cidades e relações de família entre agricultores, seus desdobramentos políticos e econômicos no Mato Grosso. Realizou também pesquisa sobre financeirização com mulheres beneficiárias do Bolsa Família em São Paulo. Atualmente dá continuidade à pesquisa com os Tenetehara das terras indígenas Cana Brava e Rodeador, no Maranhão. Investiga questões relacionadas à política eleitoral e, paralelamente, o impacto de determinadas políticas públicas destinadas a essa população indígena. Desde 2017 faz parte da comissão editorial da revista Cadernos de Campo, de alunos da revista dos alunos de pós-graduação em antropologia social da USP.

Lennon Oliveira Matos
Currículo Lattes

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Arqueologia e Preservação Patrimonial, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui Mestrado Acadêmico em Estudos Culturais, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos Foucaultiano, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Teoria e História da Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologias e Descolonialidade, Preservação do Patrimônio Cultural, Arqueomitologia, Discurso, Relações Coloniais de Poder, Infraestruturas e Materialidade.

Otávio Corrêa Maia
Currículo Lattes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), mestre em Ciências na área de Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2012) e doutorando do programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo.

João Belvel Fernandes Júnior
Currículo Lattes

Doutorando do Programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP); Mestre em Direito Civil, aprovado com distinção e louvor, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP); Bacharel graduado com reconhecimento pelo mérito acadêmico em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP); e graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pesquisador membro do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos e Socialidades), do NADIR (Núcleo de Antropologia do Direito) e do NED (Núcleo de Estudos Deleuzianos). Tem interesse de pesquisa em racionalidades dogmáticas e nos deslocamentos de sentido produzidos por movimentos sociais urbanos e migratórios a conceitos da Política e do Direito. Nas pesquisas que realizou no campo jurídico, aplicou essa ênfase no âmbito do Direito Privado e do Direito Urbanístico. Na Antropologia, aplica-a às migrações internacionais e às reivindicações por direitos elaboradas pelos imigrantes em face do Estado-nação.

Foto por eberhard grossgasteiger em Pexels.com

Jesser Ramos
Currículo Lattes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e Mestrando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Realizou trabalho de iniciação científica sobre as possíveis influências das figuras textuais de Donna Haraway para a escrita antropológica, financiado pela CNPq. E também realizou iniciação científica financiado pela FAPESP sobre os processos e procedimentos de luta fabricados pelos professores e professoras do sindicato do Estado de São Paulo em suas ações políticas. Atualmente faz mestrado na Universidade de São Paulo e realiza pesquisa, financiado pela FAPESP, sobre os modos de fazer política e produzir relacionalidades em uma Casa de acolhimento para pessoas LGBTs.

Foto por Lars Mai em Pexels.com

Matheus de Araújo Almeida
Currículo Lattes

Mestrando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Antropologia, com habilitação em Antropologia Social, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro da Equipe Editorial da Revista Práxis Comunal, e membro do Conselho Consultivo da Revista Espaço Livre. Membro do Hybris (USP), Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia da Política, Parentesco e Movimentos Sociais.

Miguel Muhale
Currículo Lattes

Miguel Joaquim Justino Muhale, moçambicano, formado em Antropologia pela Universidade Eduardo Mondlane tendo pesquisado o fenômeno da Possessao Espiritual na Cidade de em Maputo. Posteriormente, orientado pela professora Patrice Schuch em seu mestrado no PPGAS-UFRGS, pesquisou os movimentos sociais e a Luta pelo transporte publico em Porto Alegre/RS. Actualmente, ainda no fenômeno politico, pesquisa o funcionamento da democracia em Moçambique sob orientação da professora Ana Claudia Marques no departamento de antropologia da Universidade de São Paulo.

Yara Alves
Currículo Lattes

Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, bolsista FAPESP. Mestre em Antropologia Social pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais pela PUC-MG. Trabalha com questões referentes às temáticas sobre família, deslocamentos, ruralidades, casa. Tem experiência etnográfica com comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha-MG, tanto em pesquisa quanto em extensão.

%d blogueiros gostam disto: