Pesquisadores Externos

Adalton Marques
Currículo Lattes

Professor do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Realizou sua pesquisa de doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da qual resultou o livro “Humanizar e expandir: uma genealogia da segurança pública em São Paulo” (IBCCRIM, 2018). De sua pesquisa de mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), resultou o livro “Crime e proceder: um experimento antropológico” (Alameda Editorial, 2014). Graduou-se em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É pesquisador do Krisis – Laboratório de Antropologia, Filosofia e Política (UNIVASF), do Hybris – Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações de Poder, Conflitos e Socialidades (USP/UFSCar) e do NuAP – Núcleo de Antropologia da Política (Museu Nacional, UFRJ). Foi presidente da SINDUNIVASF – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco durante o biênio 2018-2020. Pesquisa correlações entre: 1) políticas de direitos humanos, controles democráticos e segurança pública; 2) saberes e estratégias de presos, “comandos” prisionais e controles penitenciários.

Daniela Perutti
Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado (2007) e doutorado (2015) em Antropologia Social, todos pela Universidade de São Paulo. É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Antropologia Rural, Relações familiares, Antropologia e História e Antropologia da Política. É pesquisadora do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades – USP e UFSCAR) e do NuAP (Núcleo de Antropologia da Política – Museu Nacional).

Foto por Pixabay em Pexels.com

Maria Cândida Ferreira de Almeida
Currículo Lattes

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Educação, com uma dissertação sobre ensino de artes pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Publicou a tese de doutorado em literatura comparada Tornar se Outro: o topos canibal na literatura brasileira (2002) e o livro de artigos Ler em cores (2011) e Encajes ético, étnico y estético: arte y literatura de negros (2017); também, organizou os livros Teorías literarias y crítica cultural en el Brasil contemporáneo (2013) e Escribir al otro (2013). De 2005-2007 foi bolsista Fapesb DTR1 ILEUFBA- Universidade Federal da Bahia e é pesquisadora associada do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT-UFBA). Em 2008, recebeu uma menção do prêmio ENSAYO DE TEMA HISTÓRICO SOCIAL de Casa de las Américas (Cuba) com o livro Para ler em colores: lecturas racializadas de la literatura hispanoamericana. Tem experiência na área de Letras e de Artes com ênfase em Literatura Comparada e Crítica Cultural atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e poder, antropofagia, literatura comparada e artes Atualmente é professora associada da Universidad de los Andes, Colombia. Em 2015 foi bolsista da Casa de Velázquez (Escuela de Altos Estudios Hispánicos e Ibéricos – EHEHI, Madrid).

Fabiana Andrade
Currículo Lattes

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP), mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/UNICAMP) e é integrante do HYBRIS (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades). Realiza pesquisa na intersecção entre políticas públicas, narrativas femininas e violência doméstica e familiar contra a mulher, inserida nas áreas de antropologia de gênero e antropologia das emoções.

Ion Fernandez de las Heras
Currículo Lattes

Doutor em Antropologia —Departamento de Historia de América II (Antropología de América) de la Universidad Complutense de Madrid (UCM)—; mestre em Antropologia Social —Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (PPGAS/UFSCar) (2016)—; graduado em Arquitetura —Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universitat Politècnica de Catalunya (ETSAB-UPC) (2013)—. Na atualidade pesquisa a criação dos arquivos coloniais espanhóis nos séculos XVI e XVIII e sua relação com a formação dos sistemas de conhecimento modernos da historia e da arquitetura. Anteriormente, em sua dissertação de mestrado, estudou as relações entre família, arquitetura e Estado-nação na produção de determinadas casas (Baserris) no meio rural do País Basco. Ambas pesquisas participam da procura de uma metodologia para uma antropologia da arquitetura. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política, Antropologia da Arquitetura e Historia da Colonização Espanhola.

Karina Biondi
Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Antropologia Social na Universidade Federal de São Carlos. Fez pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2016) e na Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual do Maranhão. É também pesquisadora do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades) e do NEIP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política. Escreveu Junto e Misturado: Uma Etnografia do PCC, cuja versão em inglês foi publicada pela University of North Carolina Press com o título Sharing This Walk: An Ethnography of Prison Life and the PCC in Brazil.

Foto por Rachel Claire em Pexels.com

Natacha Leal
Currículo Lattes

Doutora e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizou estágio pós-doutoral no PPGAS/UFSCar. O doutorado de sua autoria, “Nome aos bois. Zebus e zebuzeiros em uma pecuária brasileira de elite”, ganhou o prêmio de melhor tese em Ciências Sociais do ano de 2015, no concurso brasileiro de obras científicas e teses universitárias promovido pela ANPOCS. Tem experiência na área de Antropologia Rural, Antropologia da Ciência e Teoria Antropológica, com ênfase nos seguintes temas: família, economia,agronegócio, política e relações humano-animais. É pesquisadora associada ao Hybris -Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades – USP/UFSCar e ao NuAP – Núcleo de Antropologia da Política – UFRJ/Museu Nacional . É Professora Adjunta do Colegiado de Antropologia da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), campus Serra da Capivara, e coordenadora do LamPDa ( Laboratorio de Metodologia, Pesquisa e Documentação em Antropologia)

Foto por Anni Roenkae em Pexels.com
Carlos Filadelfo
Currículo Lattes

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2009 e 2015) e pós-doutorado em Antropologia pela UFPI. Também é pesquisador do Hybris – Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades (USP e UFSCAR) e do NuAP – Núcleo de Antropologia da Política – UFRJ/Museu Nacional. Tem experiência nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia da Política e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, movimentos de moradia, família e política, coletividades, casa, parentesco, políticas públicas e territorialidades urbanas.

Gabriel Hardt Gomes
Currículo Lattes

Graduando do curso de Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Foto por NO NAME em Pexels.com
Juliana Caruso
Currículo Lattes

Doutora em Antropologia pela École Pratique des Hautes Études- EPHE , foi doutoranda associada ao LAS -Laboratoire dAnthropologie Sociale . Atualmente faz parte do LAPOD- Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares IEB/USP e membro externo do Hybris -Grupo de estudo e pesquisa sobre relações de poder, conflito e socialidades. FFLECH/USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atuando principalmente no seguintes temas: parentesco, família, casamento, substâncias, fuga , incesto ,genealogias, redes empíricas de parentesco e programas computacionais de parentesco.

Foto por Matt Hardy em Pexels.com

Luiz Takayama
Currículo Lattes

Possui doutorado (2012) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP e mestrado (2007) em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor de Filosofia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e História da Filosofia Francesa Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética na Antiguidade (Platão e Aristóteles), filosofia de Gilles Deleuze, filosofia da arte, filosofia e cinema, teoria da imagem.

%d blogueiros gostam disto: